Resenha: Desaparecido para sempre - Harlan Coben.

30 julho 2014

Título: Desaparecido Para Sempre.
Autor: Harlan Coben.
Editora: Arqueiro (O meu exemplar tem o logo da Sextante).
Páginas: 541
Classificação: 5/5 
Livro lido para a Maratona Literária.

A ex-namorada de Will foi assassinada e o principal suspeito era seu irmão Ken, passaram-se onze anos, Ken havia desaparecido depois do assassinato, e mesmo sendo o principal suspeito, sua família acreditava na sua inocência e também em que já estava morto, porém no leito de morte a mãe de Will revela-lhe que seu irmão estava vivo, Will vai a procura de seu irmão, acreditado em sua inocência, sua namorada Sheila desaparece também. Ele conta com seu amigo Squares para o ajudar em sua busca, já que Squares é um famoso mestre de Ioga e tem acesso a quem quiser. Will é suspeito do desaparecimento de sua namorada e em meio de várias reviravoltas acaba se envolvendo com gângsteres perigosos e agentes do FBI. (Retirada da wikipédia por ser mais curta que a sinopse original).

Mais uma vez, estou sem palavras para um livro do Harlan Coben. A leitura foi ótima! Comecei a ler às 22h e só parei quando cheguei ao desfecho, às 5h da manhã. É isso que o autor faz comigo, me faz passar noites em claro, não que eu esteja reclamando. 

Diferentemente dos outros livros que li do autor, "Desaparecido para sempre" não é aquela correria, onde o personagem tem que correr contra o tempo para conseguir alguma coisa ou salvar a vida de alguém. Neste livro, as coisas vão acontecendo normalmente, quase como na vida real. E quer personagens mais reais que os criados por Coben? 

Will é o protagonista, é um "bom samaritano", trabalha em um local que ajuda jovens que vivem nas ruas e vive com a namorada, Scheila, em um apartamento em Nova York. Há muito tempo atrás, o irmão de Will, Ken, desapareceu depois de ser acusado de estuprar e assassinar a vizinha Julie. Como nunca foi encontrado, todos deduziram que Ken estava morto.

É no leito de morte da mãe, que Will a ouve dizer que Ken está vivo e é inocente. Logo depois, Scheila some e mais tarde é encontrada morta. Isso faz com que Will e seu melhor amigo, Squares, tentem desvendar todos esses mistérios. Mais tarde, Katy, irmã da vizinha assassinada, se junta a eles para descobrir quem, realmente, matou sua irmã.

Esse livro foi ainda melhor que "Confie em mim" ou "Não conte a ninguém", outros livros do autor que amo. É narrado em primeira pessoa nas partes do protagonista e em terceira quando são outros personagens. 

Tem tanto mistério que o leitor fica quase maluco imaginando mil hipóteses, mil possibilidades e, geralmente, nada daquilo que a gente pensa é a verdade. O autor sempre me surpreende. E quando termino de ler um de seus livros, penso "uau". 

Algumas coisas que aprendemos com os livros do Coben são: ninguém é o que parece ser, podemos conhecer uma pessoa a vida toda, mas nunca sabemos quem ela é de verdade, o que ela é capaz de fazer. Outra coisa é que não podemos catalogar as pessoas como boas ou más, porque todos nós temos nosso lado bom e lado mal.

Vocês, leitores, que adoram mistérios, tramas bem amarradas e aventura, leia "Desaparecido para Sempre", é uma ótima leitura e, com certeza, você se surpreenderá!

7 comentários:

  1. Olá Rô!

    Acredita que eu nunca li nenhum livro do autor!
    Vejo tantas resenhas positivas dos livros dele que sempre me surge a curiosidade. Comprei "Não Conte a Ninguém" e ainda não li... Sua resenha, como sempre, dando show e me deixando ainda mais curiosa em conhecer a história!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta, tudo bem?

    Nossa até hoje nunca li nada do Harlan preciso ler urgente algum livro dele, vamos ver se consigo ainda esse ano. Adorei a resenha e adoro livros que fazem perder o sono kkk nada melhor do que passar madrugadas lendo de tão bom que o livro é.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu fui tentar ler um livro desse autor uma vez e não consegui nem concluir.
    Não faz meu estilo literário, então é melhor nem forçar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. AAA, eu tenho esse livro, é o primeiro do Harlan que vou ler! haha =D + a minha capa é a azul, prefiro essa XD
    Caraaamba, virou a noite lendo, nada melhor! kkk ;)
    Melhor que Confie em mim e Não conte a ninguém, outros dois livros dele que já estou de olho? Então escolhi o livro certo pra começar \o/
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a resenha, gostei

    Beeijos, ♥ || INSTAGRAM: @luannaandrade_

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  6. Oie, Roberta!
    Já vi mta gente comentando que as obras desse autor são incríveis (e vc comprovou os rumores, rs). Infelizmente ainda não conheço nenhum dos livros que vc citou, nem o da resenha. Li poucas histórias com essa temática e essa questão do "ninguém é o que aparenta ser" me lembrou um romance policial que li tempos atrás chamado "Já ouvi essa música antes", da Mary Higgins Clark. Inclusive a narração é igualzinha a deste livro (em 1ª pessoa, pelo protagonista, e em 3ª, em se tratando de outros personagens). Se vc puder ler, acho que vai gostar!
    É tão incrível qdo um livro pega a gente de jeito e só deixa a gente largar ele quando suspira a última página, né? <3
    Ótima resenha e sugestão anotada! ;)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Uau. Realmente. Os livros do Harlan sempre me deixam assim também. Gostei demaaais de Confie em Mim, mas amei Desaparecido para Sempre. Acho que ele foi tão bem trabalhado e desenvolvido que não tive como não dar nota máxima para ele.
    Para mim, Harlan Coben é o cara! Sempre que algum livro dele é lançado eu corro logo para comprar HAHA

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir