Resenha: Semideuses e Monstros - Rick Riordan

01 setembro 2014

Livro: Semideuses e monstros
Autor: Rick Riordan (na verdade, organizador)
Editora: Intrínseca
Lançamento: Julho/2014
Nota: 2,5/5 estrelas
A série Percy Jackson e os olimpianos conquistou milhões de fãs mundo afora. E engana-se quem pensa que só crianças e adolescentes foram inspirados pelos livros de Rick Riordan. Muitos adultos também se encantaram pelas aventuras, conflitos e angústias de Percy e seus amigos. Prova disso é "Semideuses e monstros", uma coletânea de ensaios que explora o universo da série com humor, leveza e boas doses de mitologia e história.
 Com prefácio do próprio Riordan, que também participou da edição e organização dos textos originais, "Semideuses e monstros" vai levar o leitor a descobrir como reconhecer monstros que espreitam ao nosso redor, quais são as dores e as delícias de ser uma Caçadora de Ártemis, qual deus do Olimpo se sairia melhor no papel de pai e, mais importante: verá que os deuses gregos, assim como nós, são repletos de falhas e imperfeições - o que os torna ainda mais irresistíveis.


Olá, pessoas!

Trago desta vez a resenha de um livro que eu esperava muito, mas que pouco me agradou.

Sou fã incontestável do Rick Riordan e de todos os seus livros, seja a saga  “Percy Jackson e os Olimpianos”, seja sua sequência “Os heróis do Olimpo”, ou mesmo a saga “As Crônicas dos Kane”. Adoro a forma como autor explora a mitologia (grega ou egípcia), transformando-a em algo moderno e fácil de ser lido por qualquer público.

O próprio autor já fez diversos livros extras, por fora das séries, que muito me agradaram. Logo, achei que esse seria mais um para me apaixonar. No entanto...

A começar, o livro não é escrito pelo Riordan, mas organizado por ele. Não entendam mal, os autores que escreveram os capítulos são bons, mas.. Bem, o livro num todo acabou sendo chato.

Há capítulos interessantes, como “O herói grego – novo e melhorado!” da Hilari Bell, que compara os fatos heróicos dos heróis gregos com a versão do Riordan; ou “Percy, eu sou seu pai”, da Sarah Beth Durst, que dá notas para os pais e mães que aparecem na série. Mas esses capítulos,  lidos em sequência, faz com que essas análises – pois é o que os contos aparentam ser – acabem sendo cansativas em excesso, algo que eu não esperava em qualquer coisa que o Rick Riordan encostasse o dedo (para vocês terem uma ideia de como eu o considero).

O livro acaba sendo repetitivo, pois todos os autores usam como ponto de partida “O ladrão de raios”, que é o primeiro livro da série do Percy. A cada capítulo e novo autor, você lê o mesmo tipo de análise ou comentário sobre as atitudes de Percy. E, se você não leu os 5 livros, esqueça: haverá grandes spoilers esperando por você, pois partem do pressuposto de que todos os leitores deste livro já leram a primeira saga. (curiosidade: pela ficha catalográfica, é possível conferir que boa parte dos textos foram escritos antes de Riordan lançar a continuação, em 2008; e por que demorou tanto a ser lançado aqui?)

Ao final, há um glossário escrito por Nigel Rodgers, com os personagens gregos e seus mitos originais. Mas acho que peca ao não fazer referência direta aos livros do Riordan; sério, de que me adianta citar o mito de Anteu, se eu não lembro em que livro ele aparece ou em que circunstâncias?

Enfim, esse é um livro que tinha tudo para ser interessante – e talvez até seja, se for lido em pequenas dosagens –, mas que não me conquistou. Se for tentar lê-lo, uma dica: Pegue um capítulo por semana, pois isso, muito provavelmente, fará com que aprecie mais a leitura.

Até a próxima! o/

Izandra.

9 comentários:

  1. Não li a saga "Percy Jackson", mas quero muito ler, parece ótima e todos falam muito bem dela.

    Bem, como eu não li a saga, obviamente não li esse livro, mas acho que nem quero lê-lo. Se for tudo isso que você disse, então deve ser terrível!

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  2. OI Ro! Ainda não li nada do Rick, sabe ainda não surgiu aquela vontade sabe?

    Mas tenho aqui o primeiro volume da série de Percy Jackson, quem sabe não surge a vontade né?

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joi!
      Bom, só posso dizer: leia sim! Talvez, dependendo da sua idade atual, você possa achar o primeiro livro meio bobo (afinal, ele foi feito pensando em um público de 11/12 anos), mas na medida em que os livros avançam, esse público-alvo também muda. A escrita fica mais madura, assim como todas as situações que ocorrem com os personagens =)

      Excluir
  3. Ainda não li nada do autor, gostei da capa, mas por enquanto é melhor não ler esse livro, né?
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela dica. Também sou fã do Rick Riordan e já li todos os livros da primeira saga do Percy. Acho até que me considero fã do personagem, acredita? Enfim, a expectativa para o lançamento do último livro da série Os Heróis do Olimpo é grande e, talvez por causa e por querer matar saudade do personagem, este livro que você resenhou me desperte tanto interesse. É uma pena que os capítulo não seja escritos pelo Rick e isso já diminuiu um pouco meu interesse também mas ainda considero dar uma olhada e tentar ler do jeito que você sugeriu no final do post.
    Parabéns pelo blog e obrigado por ter comentado lá no Leituracast
    Ah, inclusive falei sobre a série Percy Jackson e os Olimpianos no Combo Literário especial literatura fantástica.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, Marcus! Tô mega ansiosa pelo lançamento do último livro da saga, e mais ansiosa ainda pelos futuros projetos do autor (lembro dele comentar em alguma entrevista que queria juntar as histórias do Olimpo com as do Kane, que usa mitologia egípcia - inclusive já tem um short-book com essa premissa) ^^

      Excluir
  5. Tenho que ler livros do tio Rock RSrs ainda não li nenhum.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca consegui terminar de ler os livros de PJO. Gosto da série, da escrita do Rick Riordan, mas acho que ele acabou tomando o mesmo rumo que o HP, ficou pra depois... anos depois.

    www.laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  7. não sou mt fã desse gênero, então nem arrisco!

    byanak.blogspot.com.br

    ResponderExcluir