Resenha: A Pausa do Tempo - Valéria Martins.

11 maio 2015

Título: A Pausa do Tempo.
Autora: Valéria Martins..
Páginas:158.
Editora: Jaguatirica.
Resenha adaptada da resenha que fiz para o Fantastic Books. 

Com A Pausa do Tempo, Valéria Martins, jornalista, escritora, blogueira e agente literária, presenteia seus leitores com textos colhidos do seu blog, crônicas tecidas com sutileza e perspicácia, reflexões lúcidas acerca da vida e da morte, do amor e do tempo, do cotidiano, família, amigos, viagens, literatura, música, cinema.
Sem sair da suavidade, sem nunca perder o tom, Valéria lança, sobre si mesma e sobre o outro, um olhar às vezes leve e divertido, outras vezes denso e doloroso, mas sempre cheio de confiança na vida, no ser humano e em Deus. (Por Marilia Arnaud).

Este é o segundo livro de crônicas que li e resenhei ano passado. O primeiro foi "Da Boca Pra Dentro" e você pode ler a resenha aqui

"A Pausa do Tempo" é bem diferente de "Da Boca Pra Dentro". Enquanto este segundo era sentimental e quase poético, a obra de Valéria Martins é mais direta e simples, trazendo tanto textos do blog da autora, quanto crônicas e reflexões de seu cotidiano.

"(...) também desejo para mim um relacionamento que seja um verdadeiro encontro, no sentido de transformar para melhor a minha vida e a do meu companheiro, ambos caminhando para cima e para a frente na mesma direção, juntos."

O livro é, de certa forma, coloquial. Mas, isso só faz com que nos identifiquemos com ele, com que nos coloquemos ao lado da autora em suas histórias. É muito fácil ter empatia ao ler este livro. É quase como se você estivesse sentada no seu quarto, conversando com uma amiga.

Um dos contos que mais me fez refletir foi "Não foi nem nunca será". Quem me conhece, sabe que me interesso por textos com a temática relacionamentos duradouros e que fico traumatizada com histórias de traição. Esse texto foi além, pois fala de amizade dentro de um relacionamento que acabou.

Não posso dizer que não gostei de algum, pois todos me fizeram refletir de alguma forma. Engraçado como isso acontece ainda mais quando sabemos que isso aconteceu de verdade, que são fatos reais.

O livro é dividido em seis partes: Reflexão, Amor, Literatura, Cotidiano, Viagem e Cinema. Ainda tem um tem uma parte pequena no final chamada "Amigos de blog", que contém apenas um texto. A diagramação está simples e perfeita. 

Recomendo o livro àqueles que gostam de textos leves e curtos que nos fazem refletir e até espairecer. Esse livro merece ser lido!

15 comentários:

  1. Oi Roberta, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas achei muito interessante a proposta dele! Gosto de ler livros de contos de vez em quando e esse parece ser bem interessante, principalmente por nos fazer refletir sobre diversos aspectos da vida!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro esses livros de contos reflexivos, sempre rola uma empatia ao ler e é quase impossível não se identificar com pelo menos uma das histórias né? gostei da resenha e da premissa do livro.
    Beijos Paac
    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá; bem interessantes esse livro, ainda não conhecia e gostei da resenha. Gosto de livros de contos e o título desse me chamou a atenção.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OI. Não conhecia a autora e nem o livro e gostei do que vi. Já fiquei encantada pela capa de primeira. Quanto ao livro ser coloquial, não compreendi bem. A linguagem coloquial é usada no dia a dia pelo homem, a língua portuguesa surge da linguagem coloquial. Alguns textos até pedem linguagem coloquial. Gostaria de compreender melhor essa colocação.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha eu já conheço a autora algum tempo e já faz tempo que vejo falando muito bem do seu primeiro livro, mas esse eu ainda não conhecia. Espero ter a oportunidade de fazer a leitura, porque me disseram que a escrita dela é muito boa. Adorei tudo que você falou desse livro e espero poder ler também =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-estudo-independente.html

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Não conhecia a obra, a autora ou a editora.. to fraca nisso hein ):
    Confesso que o livro não faz muito bem meu tipo de leitura atual, mas parece ser bem promissor. Sua resenha estar divina.
    Bjs
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/05/entre-nos-entrevista-com-barbara-negrao.html

    ResponderExcluir
  7. Adoro crônicas, já li o da boca pra dentro e amei! < 3
    Que legal que essa obra tem algo diferente e direto assim. Não conhecia a autora ou o livro, e adorei poder conhecer!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, como está?
    Eu adoro livros de crônicas, sempre são leituras boas e rápidas, e sempre me ajudam a melhorar ressacas literárias hahahahaha
    Gostei de saber que o livro é leve e parece mais uma conversa com amiga, então, adoraria ler!
    Amei sua resenha, beijão ♥

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha, muito bem escrita e desenvolvida! Em relação ao livro, não ao fã do gênero, mas gostei do que foi dito na sua resenha, essa relação que a autora consegui criar com os leitores, isso é b difícil de se acontecer e isso mostra como a autora tem talento! Adorei sua resenha, parabéns!!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha. Sobre o livro é gênero é algo que foge dos livros que estou acostumada a ler, mas leria de boa.Eu achei tão simples, com certeza daria uma chance.
    Brubs
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  11. Oi Roberta, tudo bem?
    Não é o tipo de livro que eu escolheria para comprar, mas é bem interessante.
    Esse conto que fala sobre amizade dentro de um relacionamento que acabou acho que me identificaria, estou passando por isso depois de 3 anos de término do relacionamento, estamos nos descobrindo amigos. Isso é bom.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  12. Oi Roberta, tudo bom?
    Eu normalmente não leio muito livros de crônicas, principalmente quando são feitos a partir de um blog, e tals, mas commo eu não conheço nada da Valeria, acho que é umportante dar uma chance pra autora e ver se ela me conquista com o trabalho dela.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoro cônicas apesar de nunca ler um livro de crônica inteiro rs.
    Sempre pego abro em alguma página aleatória e leio alguns textos.
    Já vi sobre o livro "Da Boca Pra Dentro" mas não me interessou muito, pela sua resenha acho que vou gostar de "A Pausa do Tempo".

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Minha formação jornalística faz com que eu aprecie textos em crônicas, mas não leio muitos livros do gênero quanto gostaria. Realmente são histórias que nos fazem refletir e pensar um pouco.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Rô, tudo bem?
    Gostei da temática do livro, crônica,s contos e causos não são o que mais leio, mas quando leio um é para apaixonar-me. Esse parece ser bem legal e acho que gostaria do que leria. A Capa está bem simples, e isso para mim é ótimo. Recomendo para você Os Ricos Também Morrem.

    ResponderExcluir